Minhas Pesquisas

Minha principal área de interesse acadêmico é o desenvolvimento sócio-econômico, e minhas áreas de atuação em pesquisas são as seguintes:

- Economia do Bem-Estar Social
- Metodologia da Economia
- Crescimento Econômico e Restrições Externas


ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL

Me dediquei a essa linha de pesquisa durante minha vida acadêmica e profissional a partir do segundo semestre do mestrado (CEDEPLAR-UFMG), mas meu interesse sobre o tema começou logo no segundo semestre da graduação (UFRGS), com a leitura do livro "Desenvolvimento como Liberdade" de Amartya Sen. Minhas pesquisas nessa área envolvem estudos teóricos e empíricos sobre os determinantes da pobreza - em termos gerais e aplicados à realidade brasileira e latino-americna -, a economia da educação, avaliações de programas sociais e indicadores de desigualdade de gênero e etnia na América Latina. Minha dissertação de mestrado procurou verificar a relação entre o ciclo macroeconômico e a proporção de pobres na população brasileira dividida em coortes de idade, educação, sexo e raça.

Sei operar bases de microdados populacionais de vários países latino-americanos no software Stata, e conheço métodos microeconométricos para lidar com esses dados. Contudo, como considero que a compreensão do bem-estar social supera o limite do mensurável, também gosto de estudos descritivos e apreciativos sobre esses temas.

Trabalhos escritos:

- Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil: Uma Análise para as Décadas Recentes (escrito com Ana Maria Hermeto de Oliveira e Frederico Jayme Jr). Texto para Discussão n. 436 (CEDEPLAR-UFMG). Apresentado no XVI Encontro Regional de Economia, em Fortaleza (CE), no IV Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, realizado no Rio de Janeiro (RJ), e no 39º Encontro Nacional de Economia da ANPEC, em Foz do Iguaçu (PR).

- Efeitos de Programas de Assistência Social sobre a Freqüência Escolar: uma análise baseada em dados da pesquisa de orçamentos familiares (escrito com Helena Castanheira). Artigo publicado na revista Planejamento e Políticas Públicas vol. 39 (2012). Em 2009, foi apresentado no VII ENABER, em São Paulo.

- Um Ensaio sobre os Aspectos Teóricos e Metodológicos da Economia da Pobreza. Artigo publicado na Revista Economia Ensaios vol. 24 n. 2 (2010). Uma versão anterior do artigo foi publicado como Texto para Discussão n. 369 (CEDEPLAR-UFMG).

- Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil. Dissertação de Mestrado em Economia (CEDEPLAR-UFMG).

- O Ambiente Macroeconômico e o Bem-Estar Social: Relações e Controvérsias (escrito com Frederico Jayme Jr e Ana Maria Hermeto de Oliveira). Apresentado no III Encontro Internacional da AKB, em São Paulo, e no XVI Encontro Nacional de Economia Política, em Uberlândia (MG).

- Portrait of Gender, Race and Ethnicity in Selected LAC Countries - Guatemala Country Report (IPC-IG/UNDP). (A ser publicado).

- Portrait of Gender, Race and Ethnicity in Selected LAC Countries - Bolivia Country Report (IPC-IG/UNDP). (A ser publicado).

- Portrait of Gender, Race and Ethnicity in Selected LAC Countries - Paraguay Country Report (IPC-IG/UNDP). (A ser publicado).


METODOLOGIA DA ECONOMIA

Iniciei essa linha de pesquisa no segundo semestre do mestrado, a partir de um grupo de estudos com o professor Hugo Cerqueira (CEDEPLAR-UFMG). Meu interesse sobre o tema partiu de um auto-questionamento sobre até que ponto podemos confiar no conhecimento que adquirimos nas atividades acadêmicas. Esse questionamento é muito marcante sobretudo na ciência econômica, não apenas pela divergência entre escolas de pensamento, como também por divergências entre estudos dentro dos mesmos programas de pesquisa, assim como pela possibilidade de diferentes métodos estatísticos obterem diferentes resultados a partir de uma mesma base de dados e pela não-replicabilidade de experimentos sociais. No grupo de estudos, tive acesso a autores que me esclareceram muitas coisas, e que recomendo fortemente a outros pesquisadores: Popper, Kuhn, Lakatos, Chalmers e Feyerabend, além dos já muito conhecidos pelos economistas John Stuart Mill e Milton Friedman.

Trabalhos escritos:

- Os Programas de Pesquisa Lakatosianos e a Metodologia da Economia Neoclássica: contribuições e críticas. Apresentado no XIII Encontro Regional de Economia, em Fortaleza (CE), no Seminário de Estudos em Ciência e Sociedade, em Belo Horizonte (MG), no VIII Congresso Brasileiro de História Econômica, em Campinas (SP) e no XV Encontro Nacional de Economia Política, em São Luís (MA).


CRESCIMENTO ECONÔMICO E RESTRIÇÕES EXTERNAS

Meu interesse sobre esse tema (mais academicamente denominado de "Lei de Thirlwall") decorre de uma curiosidade que tive no sétimo semestre da graduação, durante estudos sobre o Consenso de Washington na disciplina de Política e Planejamento Econômico. Dentre tantos argumentos e favor e (principalmente) contra essa diretriz de políticas, afinal, quais deles fazem sentido frente a atual realidade das economias latino-americanas? O modelo de Thirlwall, nesse sentido, me permitiu testar dois dos dez pontos levantados no artigo original de John Williamson, isto é, os papéis do câmbio unificado e da abertura comercial sobre a balança comercial, e o crescimento econômico, dos países da região.

Trabalhos escritos:

- Crescimento Econômico e Restrições Externas na América Latina e Caribe: Uma Análise Baseada em Dados em Painel. Artigo publicado na revista Análise Econômica, v. 28 n. 54, edição de setembro de 2010. Versões anteriores do trabalho foram apresentados no I Encontro Internacional da AKB, em Campinas (SP) e em um seminário interno do CEDEPLAR-UFMG.