Nessas últimas semanas, recebi a feliz notícia que meu primeiro artigo acadêmico, feito para a disciplina de modelos hierárquicos, no Mestrado, foi publicado na revista Planejamento e Políticas Públicas, do IPEA. O artigo foi escrito em co-autoria com a Helena Castanheira, que no momento está fazendo doutorado em demografia nos Estados Unidos.
Esse artigo, por ter circulado em várias revistas e sofrido
ataques contribuições de muitos pareceristas, passou por muitas transformações nesses cinco anos. O referencial teórico foi totalmente reescrito. A bibliografia originalmente levantada, sobre gastos públicos sociais, foi substituída por uma de economia da educação. A apresentação e análise dos resultados dos modelos foram igualmente reestruturadas, ficando no formato padrão das revistas de economia. O que se manteve, de fato, foi o banco de dados, cuja construção seria impossível sem o esforço da Helena.
O que me satisfaz nesse artigo é ver como ele me fez aprender a fazer pesquisa acadêmica. A sua primeira versão é praticamente um TCC de graduação, cheia de explicações desencessárias, citações e verborragias procurando sinalizar ao professor que a bibliografia indicada foi lida. A última versão é totalmente diferente.
A versão on-line do trabalho encontra-se
neste link.