quarta-feira, maio 09, 2012

Entrevista com Amartya Sen

A revista Veja (azar o meu, para a galera à esquerda) entrevistou o economista indiano Amartya Sen nessas últimas semanas. O link esta aqui.
É um erro buscar o crescimento pelo crescimento, sem levar em conta os seus efeitos mais amplos e as suas consequências. É preciso ponderar, entre outros fatores, o impacto ambiental. É fundamental também usar os frutos do crescimento para aprimorar a qualidade de vida da população de maneira abrangente, e não apenas favorecendo certos grupos. A Índia teve uma expansão econômica, nas duas últimas décadas, mais elevada do que a de Bangladesh. A renda per capita indiana é hoje equivalente ao dobro da de Bangladesh. Porém, apesar de ter crescido menos, Bangladesh ultrapassou a Índia em diversos indicadores de desenvolvimento social. Precisamos prestar atenção em como tirar o melhor proveito do enriquecimento do país. O crescimento é um meio extraordinário de alcançar avanços sociais e beneficiar a população em geral, como já apontara Adam Smith (filósofo escocês, 1723-1790).

Amartya Sen é um dos economistas que mais influenciaram minha carreira. Desde que li o livro "Desenvolvimento como Liberdade", no segundo semestre da graduação, me interessei em trabalhar com desenvolvimento econômico e indicadores sociais, temas que me são caros ainda hoje. Incluí algumas das principais idéias dele no artigo "Um Ensaio sobre os Aspectos Teóricos e Metodológicos da Economia da Pobreza", publicado na Revista Economia Ensaios (REE) no ano passado.

Um comentário:

Diego Rodrigues disse...

Ola, Ricardo;

Tb acho que o Sen foi um dos economistas que mais me influenciou. Acho que devemos isso ao Comim e ao Sabino, afinal temos um grupo de amigos que flerta bastante com o Sen.

Abs!