quarta-feira, dezembro 19, 2012

BNDES News

Fiquei vários meses sem postar aqui no blog. O motivo é que, em setembro, meu departamento mudou de área aqui no banco. Saímos do Gabinete da Presidência e fomos para a Área de Pesquisa e Acompanhamento Econômico.

Depois de mais de um ano como responsável pelos relatórios de conjuntura macroeconômica do BNDES, agora estou envolvido em um projeto de pesquisa. Esse projeto procura comparar a atuação do BNDES com a de outros bancos de desenvolvimento pelo mundo. Para isso, nesses últimos meses, li cerca de 50 artigos acadêmicos sobre os temas de mercado de crédito, assimetrias de informação (com destaque para a vasta obra de Joseph Stiglitz), a institucionalidade dos bancos de desenvolvimento e avaliação econométrica da atuação de bancos públicos.

Confesso que o início foi bem difícil. Em toda minha carreira profissional, atuei nas áreas de economia brasileira, macroeconomia e economia do bem-estar social. Nunca havia estudado a fundo os mercados bancários e financeiros. E, em uma semana após minhas férias, fui comunicado que pesquisar sobre isso seria minha atribuição para os próximos anos...

Mas, nesses últimos meses, consegui aprender bastante. Já estou resenhando a maior parte da bibliografia levantada, enquanto que o resto da equipe está construindo um painel de dados de bancos de desenvolvimento em nível mundial. Os resultados são promissores.

3 comentários:

Ana_Carolina disse...

Oba!! Um post novo.
Novos desafios são sempre bem-vindos.
Ansiosa pelos resultados.
Beijos

Anônimo disse...

Para que o Brasil aumente a sua taxa de investimentos, como acontece com a China (47% do PIB, e com a India, 37%) é preciso que o Estado Brasileiro perca a vergonha de entrar diretamente, como investidor, na atividade produtiva, no lugar de ficar usando o dinheiro público para financiar multinacionais, e até mesmo estatais estrangeiras, no Brasil. Em mesa que não entra dinheiro novo, o cacife continua sempre o mesmo. Sobre isso, ver o último artigo do mauro santayana, do JB:

http://www.maurosantayana.com/2013/01/o-dinheiro-do-bndes-e-o-desenvolvimento.html

I'm a Rock disse...

Boa sorte na área Ricardo, vc é capaz. Abraços