sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Ranking de Prosperidade

Está correndo pela Internet um novo ranking multidimensional de prosperidade sócio-enconômica entre países. O nome é Legatum Prosperity Index (clique no link para conhecer melhor), e classifica os países de acordo com rankings de fundamentos econômicos, empreendedorismo e inovação, democracia, educação, saúde, segurança, liberdades individuais e capital social.

De acordo com esse indicador, o país mais próspero do mundo é a Finlândia. Como esperado, os países nórdicos estão na ponta, seguidos pelos anglo-saxônicos. O Brasil é o 41 do ranking, e todos os seus indicadores estão nesse patamar intermediário. Apenas em termos de segurança estamos muito abaixo dos demais (somos o 79, junto com países que enfrentam ou enfrentaram recentemente guerras civis). Por outro lado, me surpreendeu o avanço do Brasil no que se refere às liberdades individuais: somos o décimo-sexto país mais livre do mundo. Isso deve ocorrer porque as leis brasileiras, de um modo geral, não funcionam. Se funcionassem, certamente um país que regula a taxa de ilumunação pública em sua Constituição Federal seria kafkaniano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo comentário final, me impressionei tanto com a posição da prosperidade quanto da liberdade. Mas tenho receios quanto a determinados métodos de pesquisa. Mas enfim, espero que isso aponte uma melhora em nosso cenario.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aí, Ricardo:
grande dica! vou seguir!! (dei uma olhada em teus sites indicados e achei um errinho de digitação em:
Programa de Promoção de Reforma Ecducacional na América Latina). obrigado pela listagem!!!
abraço
DdAB