segunda-feira, agosto 02, 2010

A Distribuição de Renda No Brasil segundo a PNAD 2007 (2)

Nesse post, vou comentar sobre a distribuição dos decis de renda domiciliar per capita brasileiros de acordo com as regiões do país em que vivem. Os dados da PNAD 2007 revelam os seguintes gráfico e tabela:



A tabela mostra a proporção da população de cada região que se encontra em cada um dos decis de renda, calculados tal como no post passado, de modo que as colunas somam 100%. Eu preferi calcular esse indicador por esse critério ao invés de fazer a conta inversa - qual porcentagem de cada decil brasileiro reside em cada região - como modo de controlar o efeito do tamanho populacional das regiões nordeste e sudeste em relação às demais. Além disso, resolvi separar o Distrito Federal do resto da região Centro-Oeste, pela diversidade da estrutura econômica (funcionalismo público versus agronegócio).

O gráfico revela quatro distintos padrões na distribuição regional de renda no Brasil. Primeiro, as regiões mais pobres - Nordeste e Norte - apresentam a maior parte das suas populações no primeiro e segundo decis, e linearmente cada vez menos a partir do terceiro. A desiguladade é explicitamente maior no Nordeste, que tem uma distribuição quase que hiperbólica, do que no Norte. Segundo, a região Centro-Oeste (sem o Distrito Federal) apresenta a distribuição populacional mais homogênea entre os decis no país. Esse resultado não deixa de ser surpreendente, já que há um discurso quase que universal de que o setor agrícola, particularmente referente ao agronegócio, seria a principal causa da concentração de renda no Brasil, pela concentração da propriedade fundiária. Terceiro, as regiões Sul e Sudeste apresentam distribuição de renda semelhante, com a maior parte da população entre o sexto e o nono decis, ainda que a região Sul tenha menos pobres. Quarto, por fim, chama a atenção a distribuição de renda do Distrito Federal: nada menos do que 27,5% de sua população está entre os 10% mais ricos do país.

Agora temos uma boa idéia do que gera concentração de renda no Brasil.

Nenhum comentário: