segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Proposta de Regionalização do Salário Mínimo no Brasil

Cristiano Costa dá uma boa dica para novas medidas em relação à mitigação da desigualdade de renda no Brasil: a regionalização das políticas de salário mínimo.

A nossa proposta, então, seria a de criação de um salário mínimo regional, determinado pelos estados. Cada estado elaboraria sua própria política salarial, levando-se em conta as desigualdades de renda. Isto já acontece, parcialmente. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo, possuem mínimos regionais acima do piso nacional. Em São Paulo, existem, inclusive, diferentes faixas salariais de acordo com a profissão. O que não acontece é uma mudança no sentido contrário, ou seja, um salário regional abaixo do nacional.

Este tipo de política permitiria uma separação dos problemas gerados pelo salário mínimo nacional: elevados custos para os estados/municípios pobres, desigualdade do poder de compra e efeitos de oferta e demanda no mercado de trabalho.

Um comentário:

Prof Shikida disse...

Há algum email para o qual eu possa lhes enviar uma mensagem? Falo em meu nome e em nome do Cristiano Costa.

Se houver, deixem um comentário em meu blog, http://gustibusgustibus.wordpress.com o mais breve possível, ok? Obrigado! Se preferirem, mandem-me um email.