terça-feira, dezembro 05, 2006

I'm Going To Changes

15 de janeiro começa o meu mestrado na Cedeplar-UFMG, em Belo Horizonte. Durante os últimos dois anos, isso foi o meu maior sonho (ou então em Brasília ou São Paulo), me puxei horrores em cadeiras fáceis da faculdade para aprender e entender toda a matéria e estudei de maneira não-saudável para a prova da Anpec, em outubro passado. Mesmo indo muito abaixo do que eu esperava nas provas, foi bom que todo o mundo se ralou comigo (maquiavelismo explícito), pois baixou as médias e me jogou para cima na classificação geral (passei na UFMG, UFRJ, UFRGS e PUCRS; USP e UNB fora).

Mas agora, a pouco mais de um mês de me mudar para BH, vejo que as coisas estão sendo muito mais difíceis do que eu esperava. Estou indo sozinho para uma cidade que eu não conheço, as únicas pessoas que eu sei que moram lá, ou eu não vejo há muito tempo, ou eu só falo pela Internet. Vou passar algumas semanas em um hotel barato, até encontrar algum apartamento de 1 quarto para morar durante os próximos anos (já que as imobiliárias virtuais não andam disponibilizando fotos dos apartamentos disponíveis de lá). Além disso, vou ter que me preocupar com um monte de coisas que eu até hoje ignorava (lavanderia, refeições diárias, limpeza da casa), por morar 22 anos com minha família.

Deixo para trás minha vida passada, principalmente os amigos que fiz nesses últimos 3 ou 4 anos, que eu considero os maiores amigos que já conheci em toda a minha vida (do meu ex-lugar de trabalho NAPE e do meu ex-centro de lazer DAECA). Eu, que já me considerava um caso perdido de anti-socialidade desde que estava no colégio, nunca acreditaria que tivesse um grupo de amigos em que pudesse realmente confiar e curtir a vida! Eu sei que muitos dos que vão ficar por aqui eu nunca mais vou ver novamente, e isso é triste, mesmo que já tenha passado por isso algumas outras vezes. Deixo também minha família, que sempre esteve do meu lado desde que nasci.

O mestrado já começa em pleno janeiro com a cadeira de Estatística. Matemática I começa no início de fevereiro, e Econometria I logo antes do Carnaval. Vejo que terei um verão bastante agradável esse ano... Felizmente, as cadeiras realmente de economia começam em março (Micro e Macro), e nelas eu sei que vou me dar melhor.

Também preciso logo escolher minha área de pesquisa, para minha Dissertação no ano que vem. Economia da Educação é um tema que me agrada muito, e me soa bastante moderno, social e promissor. Mas Economia Internacional pode ser mais útil para conseguir emprego depois. A velha dicotomia entre "Fazer o que mais gosta" e "Fazer o que parece ser mais seguro financeiramente" continua me perseguindo...

Espero que tudo dê certo, mas estou confuso, ansioso e, de certo modo, cético quanto ao meu futuro. Tudo poderia ser bem mais confortável se eu ficasse em Porto Alegre, na UFRGS. Mas o professor Jorge Araújo me deu um incentivo poderoso: ele disse que, se eu preferisse ficar em casa do que ir para um centro econômico melhor, me encheria de porrada assim que me visse em Porto Alegre!

4 comentários:

Anônimo disse...

huhauauhauahuahua, adorei o incentivo do Jorge....
Pô, Ricardo, até hoje muitas pessoas migraram de suas cidades para estudarem em lugares melhores e ninguém morreu por causa disso - a não ser aquele teu amigo -, ai, humor-negro.
Não é um paraíso, no início se sente muita falta da nossa vida anterior, mas, aos poucos, a gente vai se adaptando, como diriam os neoclássicos: no longo prazo, tudo tende ao equilíbrio
hehehehehehehe
a vida é assim mesmo: a gente vai somando. Novos amigos, novas pessoas, novos conhecimentos.
Tenho certeza que te darás muito bem lá... E estamos torcendo por ti. Pros piores momentos, sempre tem msn...
hehehehehhehee

Anônimo disse...

E VE SE MANDA NOTICIAS DE LÁ E NÃO ABANDO NA ESSE BLOG PORRA!!
FOTOS ATUALIZADAS NO ORKUT TAMBEM SÃO BEM VINDAS.

NO MAIS BOA VIAGEM AMIGO

AH, E NÃO ESQUECE QUE O PRIMEIRO MES DE BOLSA A GENTE PAGA TUDO EM CEVAS PROS AMIGOS. PODE PÔR NA MINHA CONTA QUE EU DIVIDO COM OS DEMAIS, HEHEHEHEHEHE

Anônimo disse...

o ricardo, se depender de mim você terá muitas oportunidades de ser feliz em Belo horizonte!

izabela

Anônimo disse...

quem é izabela???? hmmmmmmmmmmmmm