terça-feira, maio 13, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 12 (Vila Bom Jesus)

Nesse post, vou apresentar um dos maiores complexos de pobreza de Porto Alegre, a Vila Bom Jesus (popularmente conhecida como "Bonja"). Essa vila não se localiza na periferia, mas sim dentro da cidade, entre as avenidas Ipiranga, Protásio Alves, Antônio de Carvalho e a rua Isabel (à oeste). Uma visão geral sobre o bairro é esta:


Ao contrário dos complexos de pobreza aqui anteriormente mostrados, as vilas que compõem a Bonja estão, em sua maior parte, unificadas. De leste a oeste:



Até o extremo norte da vila (a Vila Brasília):


Outros pequenos núcleos de pobreza estão na parte leste do bairro e perto da encosta do morro Santana:



Apesar de estar dentro da cidade, e junto a algumas das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre, a Vila Bom Jesus dificilmente é vista pela população. Isso acontece devido a uma questão de relevo: a Bonja é uma "baixada", uma depressão entre morros e regiões altas: a av. Protásio Alves está a 124 metros de altura (fonte: Google Earth), a Cristiano Fisher (oeste), a cerca de 80 metros, o morro Santana (leste) chega a 300 metros, e a Ipiranga, no sul, a apenas cerca de vinte metros acima do nível do mar. E a vila está afastada da Ipiranga por uma série de terrenos não-ocupados (não explicados) e pelas vilas Cefer, urbanizadas a muito tempo.

Por esses motivos, que também valem para outras regiões de favelas na cidade, muita vezes afirmamos que Porto Alegre é uma área urbana afastada das vilas. Mas elas estão debaixo de nossas barbas (e das nossas elevações geográficas).

8 comentários:

Thomas H. Kang disse...

Putz, conheco uma parte do bonja e é uma tristeza mesmo, embora eu tenha visto alguma evolucao nos anos recentes em certas ruas.

Ricardo Agostini Martini disse...

É, vi pelo mapa q dentro da vila existem algumas ruas largas. Talvez isso puxe infra-estrutura para o mercado imobiliário melhorar a região.

PS. O André Nunes, da ufrgs, mora lá perto.

Anônimo disse...

Eu moro na bonja e acho uma falta de resdpeito tu falar em cenario da pobresa pois em diferente de pessoas que so ficam falando como voce. nos trabalhamos para mudar cada vez mais para melhor quando tiver um tempo aparece e confere a nossa evoluçao
ps: nao tiramos fotos e ficamos falamos agente faz

Luana disse...

Oi Ricardo, Sou estudante de Serviço Social e estou farei meu trabalho de conclusão de curso abordando a problematica de duas favelas de porto alegre: Vila Farrapos e Vila Bom Jesus. Goataria de saber se você teria dados como: área que ocupam, número de habitantes/famílias em cada uma dessas comunidades, situação econômica das mesmas, saneamento, acessos, projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população que reside nessas áreas, grau de escolaridade, salário médio.
É muito difícil achar qualquer informação. Inclusive com a prefeitura, estou tentando e não não consigo as informações.
Espero que possa me ajudar.

Obrigada!

Unknown disse...

Prezado Ricardo,
Encontrei sua publicação e o parabenizo pelo interesse. Gostaria de obter maiores informações sobre e, se possível, histórico da região. Encontrei informações no website da Prefeitura Municipal mas são esparsas e insufucuentes. Vc poderia me ajuda com informações sobre a "Chácara Bom Jesus", loteamento que deu origem ao bairro?
grato
Valério

Ricardo Agostini Martini disse...

Valério,

Infelizmente, não tenho nenhum documento oficial sobre a história do bairro. Toda a base que tinha quando montei o mapa eu obtive no Google, procurando por "vila bom jesus" "porto alegre".

Agradeço pelo comentário,

Ricardo

Daniela disse...

Pessoal, fui parar neste blog em busca de materiais sobre a região Leste de POA, em especial a Bom Jesus. Um site com muitas informações é o Observa POA.

A.Sillos disse...

Muito boa a iniciativa, estou fazendo TCC, na área de arquitetura e urbanismo na Vila Fátima, porém acho que a localização das vilas pode estar um tanto trocada. O campus da PUCRS, CEUVF é na Fátima.
Quem quiser alguma informação eu disponibilizo as da minha pesquisa.
ATT