segunda-feira, maio 10, 2010

Coisas Estranhas de Brasília

A partir desse post, quero listar todas as coisas, estranhas, pitorescas e bizarras que venho acompanhando na capital federal nesses últimos meses. Quero deixar claro que estou gostando de morar em Brasília. A cidade tem um clima de segurança que ninguém imaginaria na Porto "Cidade do Medo" Alegre, e uma tranqüilidade que eu nunca imaginei que teria quando morava no Centro de Belo Horizonte e respirava ar contaminado com quantidades industriais de óleo diesel e gordura de frituras.

Aceito qualquer colaboração.

1 - O "Centro" da cidade é o chamado "Eixo Monumental", uma avenida de duas pistas e seis faixas em cada uma, com praças entre elas. Sua principal característica é ser praticamente impossível de ser atravessada por qualquer pedestre que corra menos de 30 km/h e não seja fortemente propenso ao risco.

2 - Os ônibus não têm qualquer indicação sobre para onde eles vão. Apenas termos vagos e genéricos como "Estrutural-Plano Piloto".

3 - É proibido demolir e reconstruir prédios residenciais do Plano Piloto. Acho que a Mãe Natureza vai acabar virando fora-da-lei nessa cidade, porque alguns blocos das quadras 400 Norte, próximos à UnB, estão se decompondo. O resultado disso é o preço astronômico dos imóveis no plano piloto: o preço de um quitinete por aqui é quase o de um apartamento na Bela Vista em Porto Alegre. E os maiores beneficiários disso são os principais investidores imobiliários do DF, e, não coincidentemente, são também os homens fortes da política daqui: Paulo Otávio e Joaquim Roriz.

4 - Os quebra-molas das ruas são invisíveis a olho nu. Só são percebidos quando se sente o carro pular.

5 - Os bairros Lago Norte e Lago Sul, residências da classe alta local, têm o ar de complexo militar. Não são vistas as casas e as mansões, e os bairros não têm quase nenhum comércio. Pedestres, nem se fala. Tudo o que se vê são muros de 5 metros de altura cobrindo as quadras de ponta a ponta, de cimento puro ou cobertos por trepadeiras.

6 - Os residentes locais têm um total descaso por seus veículos: acho que 70% dos carros daqui estão amassados, quebrados ou com a pintura descascando. E, quando querem trocar de carro, os brasilienses simplemente abandonam o antigo em algum estacionamento na rua.

7 - Os habitantes, em grande maioria migrantes do Rio de Janeiro (classe alta) e do Nordeste (classes baixas), tentam matar a suadade da praia andando de roupas de banho nos parques públicos.

(continua...)

Um comentário:

Carlos Cinelli disse...

Hahaha! Quando fui no parque da cidade pela primeira vez também morri de rir. O pessoal de sunga e tomando água de coco.

8) Os prédios são suspensos e não há cercas: você passa por debaixo das casas dos vizinhos.

9)A garagem é a própria rua.