segunda-feira, maio 03, 2010

Situação de Meus Artigos

Nesses últimos meses, tenho ocupado minhas horas vagas corrigindo, modificando e re-submetendo os artigos que escrevi durante o mestrado. A situação deles está mais ou menos assim:

Econometria I (estimação da demanda mundial por petróleo com painel dinâmico): corrigi a redação, e meus colegas de grupo estão fazendo mais alguns testes econométricos. Vamos submeter numa revista B2 nacional até o final do mês.

Metodologia da Economia (Imre Lakatos): parece que passou no Congresso de Economia Política. Esse artigo é imbatível em congressos e seminários, mas já levou dois "tocos" de revistas. É o último na minha fila para correções.

Tópicos em Econometria - Dados em Painel (Lei de Thirlwall na América Latina): submetido em uma revista B3 nacional, recebi notificação do editor na sexta-feira, avisando que os pareceristas sugeriram mais modificações. Dentre elas, está a inclusão de um teste de robustez para as estimativas, que eu vou ter que correr atrás a partir de agora.

Modelos Hierárquicos (programas sociais e freqüência escolar nos estados brasileiros): submetido em uma revista B2 nacional desde outubro do ano passado.

Capítulo 2 da Dissertação (revisão bibliográfica da economia da pobreza): foi recusado em uma B2 nacional, mas o parecerista fez críticas bastante onstrutivas ao meu texto. Uma professora do Cedeplar me sugeriu fazer as modificações mais factíveis e tentar submeter numa B4 nacional que costuma publicar artigos de temática semelhante.

Capítulo 3 da Dissertação (aspectos teóricos da relação entre desempenho macroeconômico e bem-estar social): submetido em uma B3 nacional.

Capítulo 4 da Dissertação (mesma temática acima, mas com estimação empírica por mínimos quadrados empilhados): submetido em uma B2 nacional.

* Idéia: Capítulo 4 da Dissertação (estimação por pseudo-painel): estou começando a esboçar esse trabalho. Na verdade, era para ser o ponto principal da minha dissertação, mas os resultados das estimativas por MQOE ficaram muito melhores (já que minha base de dados tinha quase 1 milhão de observações).

ALém disso, transformei uma resenha que fiz na graduação sobre o livro clássico do David Ricardo (o único trabalho aproveitável dessa época) em artigo, e submeti como texto para discussão do Cedeplar. Olhando tudo o que escrevi no mestrado, até que dá para ver que trabalhei bastante. Mas já estou ficando agoniado com minha situação: afinal, quando minha primeira publicação em periódico vai sair?

Nenhum comentário: