segunda-feira, abril 02, 2007

Mercado Mobiliário de Belo Horizonte - Um Exemplo de Eficiência

Aqui em Belo Horizonte, conforme meus colegas de mestrado me falaram, tem uma avenida (Silviano Brandão) que é um verdadeiro cluster de varejo de móveis. Sério,. no início da avenida tem uma faixa enorme na rua, autenticada pela prefeitura, escrito Ävenida Silviano Brandão - Pólo Mobiliário". Metade dessa avenida é dedicada a móveis novos, enquanto que a outra metade é ocupada por lojas de móveis e eletrodomésticos usados (popularmente copnhecidas como "Topa Tudo").

Essas lojas "Topa Tudo" são muito, mas muito numerosas ao longo da rua, e cada uma ocupa um espaço impressionantemente pequeno, algo como uma ou duas salas de uma galeria. Internamente, são abarrotadas de móveis, tudo misturado, incluindo desde cadeiras de dentista até lavadoras de roupa, umas por cima das outras. Fui lá sábado de manhã para comprar uma escrivaninha de estudo, e encontrei uma legal (em termos de custo-benefício) embaixo de uma pilha de móveis velhos. E aí que vem a parte mais eficiente desse sistema comercial: escolhi a mesa, paguei a vista, na hora, e a funcionária da loja chamou um motorista de uma das muitas picapes (velhas) que ficam estacionadas ao longo de toda a rua. O motorista botou a escrivaninha na caçamba, me pediu o bairro em que moro, pôs um preço (deu 15 reais), e me levou pra casa, com a mesa, na mesma hora!

Pois é, lá em Porto Alegre, todos estamos acostumados a ter que contratar empresas de carreto para transportar móveis, sendo que sempre são muito caras e os móveis sempre atrasam - sendo que temos que perder vários dias em casa esperando a encomenda que não chega. Esse sistema mineiro de taxi-picape-transportador é muito mais rápido, fácil e eficiente.

Nenhum comentário: