segunda-feira, outubro 29, 2007

Uma Carona Inusitada

Neste último sábado pela manhã, tive uma boa experiência a respeito dos baixos índices de violência urbana em Belo Horizonte, e como isso condiciona o comportamento das pessoas.

Estava eu em uma parada de ônibus perto de casa, no bairro Cidade Nova, esperando o ônibus para ir ao Centro. Sem mais nem menos, de repente para um carro na parada, e um senhor aparentando ter mais de setenta anos de idade, que dirigia o carro, me diz que está perdido (não mora na cidade), e me pergunta se eu vou para o Centro. Eu respondo afirmamente, e ele me diz, de modo muito natural: "Então sobe no carro aí e me ensina como se chega lá!". Descrevi para o senho o exato trajeto do ônibus, e chegamos rápido ao Centro. No caminho, ele me contou alegremente toda a história de seus filhos e netos, e confesso que foi umacarona muito agradável.

Mas, para mim, um portoalegrense acostumado a desconfiar de assaltantes até dentro dos ônibus e lotações, achei muito estranho alguém oferecer carona a um estranho parado em um ponto de ônibus.

3 comentários:

Amy Mizuno disse...

nossa, isso nunca aconteceria aqui.

Anônimo disse...

Que legal!

É bem BH mesmo.

A criminalidade está correndo solta nas periferias, mas no resto da cidade ainda há essa tranqüilidade até interiorana. Talvez porque é uma cidade bem jovem e que cresceu bem rápido, então todo mundo tem um pézinho no interior e mantém uma certa "crença nas pessoas".

Ricardo Agostini Martini disse...

E isso q BH é atualmente a 3a maior cidade do Brasil!