quarta-feira, junho 25, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 13 (Quilombo da Família Silva)

Tenho aproveitado minhas férias para caminhar e tirar fotos de alguns bairros de Porto Alegre.

Ontem, quando estava caminhando entre as mansões e os condomínios de luxo no bairro Três Figueiras, notei que havia, dentro das quadras, algumas ruas sem saída. E, nesses becos, passavam carroceiros, e pessoas carregando sacos de lixo. Parecia um sinal de que havia um núcleo de pobreza dentro de um dos bairros mais ricos de Porto Alegre. Cheguei em casa, abri o Google Earth e visualizei alguns casebres dentro de um grande terreno baldio na região. Pelo Google, descobri que o nome do núcleo é Quilombo da Família Silva, povoado por descendentes de um reduto centenário de escravos fugidos, e ocupa, principalmente, o leito de uma parte da rua João Caetano (aquela na frente da Savarauto, próxima ao Mc Donalds da Nilo Peçanha).

O mapa do território da vila é o seguinte:


Mesmo consistindo apenas em uma "vilinha", como os pequenos núcleos de pobreza são chamados por aqui, não se comparando em tamanho às vilas Santa Rosa e Bom Jesus, por exemplo, o Quilombo da Família Silva faz um forte contraste da desigualdade social na região.

Li que a área já foi reconhecida como demarcação quilombola, e está protegida por lei federal. Só espero que o direitos de propriedade e de mobilidade de seus moradores seja garantido. Se o terreno se valorizar muito, como parece ser o caso, acho que é melhor que eles mesmos decidam (e não os órgãos públicos de Brasília) permanecer no local, ou vender seus terrenos e se mudar para uma região da cidade mais barata, na qual eles não vivam em tanta pobreza.

OBS: a foto do Google Earth é de 2005, pelo que eu sei. Atualmente, a construção civil está muito acelerada no bairro Três Figueiras. No terreno logo ao oeste do Mc Donalds, está sendo construído um prédio com shopping center. Nos terrenos logo ao norte e leste do quilombo, estão sendo construídos novos prédios e casas de condomínios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqueles quadrinhos PHD Comics são sensacionais!!!

Anônimo disse...

Pô, Martini! Tu ta fazendo mestrado na UFMG?

Achei esse teu blog por acaso, porque andei passeando por aquela regiao da Baltazar (só para fazer um mapeamento da pobreza em POA, algo que aparentemente não existe) e fui parar aqui. Como andam as coisas?

Ricardo Agostini Martini disse...

Thiago: é mesmo. Nem me lembro como eu descobri, mas são muito bem desenhados e engraçados!

Filipe: vim pra BH no ano passado. Estou no terceiro semestre do mestrado, já acabei o projeto, e vou começar a dissertação em breve. O mestrado no início foi muito puxado, mas agora dá para levar na boa. Estou curtindo bastante a cidade e morar em república de estudantes.

O mapa da pobrez de Porto Alegre só se encontra aqui, mesmo. Estudos anteriores são muito superficiais (os que eu vi, pelo menos).

Abraço