sexta-feira, junho 20, 2008

Porto Alegre News

Voltei para minha cidade natal (Porto Alegre - RS) faz pouco mais de uma semana. A volta foi difícil, devido ao problema com a neblina no aeroporto Salgado Filho. Acabei indo de avião até Curitiba, e de lá pegar um ônibus-leito (fretado pela Webjet) até Porto Alegre. Acabei chegando "apenas" umas 14 horas atrasado em casa. Mas cheguei (e é isso o que importa), e fiz amigos nessa confusão.

O clima de Porto Alegre oscila entre chuvas e frio extremo (mínimas de quatro graus). Estou na minha terceira gripe nessas duas semanas, incluindo a que eu trouxe de BH.

Aproveitei o meu tempo livre (abundante) para re-conhecer turisticamente a cidade em que nasci. Percorri o Parcão, a Redenção, a Praça da Encol, a Praça da Matriz e a Praça da Alfândega, assim como os seus entornos. Também conheci o novíssimo museu Iberê Camargo. O museu é legal pelo se design arquitetônico e pela vista ao lago Rio Guaíba e ao Centro, já que considero as telas do Iberê tão divertidas como um enterro, e tão repetitivas como as piadas do Chaves... Mas vale a pena conhecer.

Porto Alegre continua a mesma. E me chama a atenção a sua higiene, pelo menos nos bairros residenciais mais tradicionais. Quase não existe lixo jogado nas ruas, e todas as calçadas são caminháveis. Bem diferente de outros lugares que andei conhecendo. Mas, por outro lado, as opções noturnas daqui são muito menores (sobretudo nos dias mais frios) do que em BH, por exemplo.

Outro ponto que me chamou a atenção é a aceleração do processo de verticalização dos bairros residenciais da cidade, sobretudo nos bairros Mont Serrat e Bela Vista (entre as avenidas Carlos Gomes, Anita Garibaldi, Lucas de Oliveira e Nilo Peçanha). As tradicionais casas e prédios de três andares estão dando espaço a prédios cada vez mais altos. Agora, a "bela vista" é priviliégio dos andares superiores dos edifícios mais altos. E nos andares mais de baixo (como o apartamento dos meus pais), nunca mais chegou a bater sol. Ou seja, acaba sendo mais frio dentro de casa do que na rua. Uma verdadeira "Gotham City", lembrando dos filmes do Batman.

Nenhum comentário: