sexta-feira, março 21, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 7 (Zona Norte)

O mapa geral das vilas na zona norte de Porto Alegre (encontradas nos bairros Cristo Redentor, Jardim Floresta e Sarandi) é o seguinte:


No bairro Cristo Redentor, a única vila encontrada foi a Vila Dona Regina, também referida como Vila Triângulo, pela sua proximidade com o Terminal Triângulo (ponto de ônibus entre a Assis Brasil e a Baltazar):


No bairro Jardim Floresta, ao oeste, está a Vila Dique, um comprido e estreito beco que vai da proximidade da av. Sertório quase até a Free-Way, encostado no muro leste do aeroporto:


Com a previsão de obras para a expansão da pista do aeroporto, é esperada a remoção da Vila Dique em breve. A preocupação com a segurança dos habitantes da vila aumentou após o acidente em Congonhas (julho de 2007).

A leste, está a Vila Nazareth:


No bairro Sarandi, mais a leste, as vilas encontram-se no contorno do bairro propriamente dito. Além disso, devido a obras de urbanização realizadas nos últimos anos, fica difícil diferenciar as vilas que consistem mesmo em favelas, e aquelas que são apenas comunidades pobres:


As vilas a leste do Sarandi já quase se emendam no complexo da região nordeste da cidade (Bairro Rubem Berta), que será abordado em algum post futuro.

Nenhum comentário: