quinta-feira, outubro 30, 2008

Cidades Brasileiras Campeãs de Desigualdade

Recebi um e-mail interessante do meu amigo Guilherme Risco. Traz uma reportagem da ONU com um gráfico sobre as cidades que apresentam os maiores coeficientes de Gini (medida de desigualdade) do mundo.

Eis que temos cinco metrópoles brasileiras entre as campeãs mundiais, mesmo com a contínua melhora da desigualdade no país como um todo a partir de 2001. As cidades mais desiguais do país são: Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo.

Para mim, as únicas surpresas são a liderança de Goiânia, um lugar pouco comentado quando se fala de indicadores de bem-estar do Brasil, e a ausência do Rio de Janeiro, metrópole que conseguiu transformar suas favelas em atrações turísticas para gringos. Brasília eu já tinha lido que era a cidade mais desigual do país, sobretudo por causa dos altos salários do funcionalismo federal, mas nunca visitei a cidade. Belo Horizonte tem suas favelas expostas nos morros, no meio dos bairros ricos, ainda que em menor quantidade que Rio e São Paulo. Fortaleza tem seu contraste social caracterizado pelas diferenças urbanísticas (e humanísticas) entre as três quadras mais próximas da orla marítima e a partir da quarta quadra do interior da cidade.

Eis o gráfico (clique para ampliar):

Um comentário:

Thomas H. Kang disse...

Interessante mesmo, seu Ricardo!
Não sabia dessa de Goiânia!
0,65 é grotesco.
E Porto Alegre, qto será?