sábado, outubro 11, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - Mapa Final

Após alguns meses pesquisando a localização das vilas e favelas de Porto Alegre, enfim consegui montar o mapa final da pobreza na cidade. Conforme extraí do Google Earth, tenho a seguinte imagem (as vilas estão destacadas em vermelho):



Como se pode ver, as princiais concentrações de pobreza na capital gaúcha estão nas ilhas do Guaíba (ainda que sejam favelas pequenas), no extremo norte da cidade, na fronteira com Alvorada, na encosta dos morros (morro Santana, morro da Cruz, morro da Polícia, morro Santa Tereza, morro do Sargento), e nas "baixadas", regiões de baixa altitude entre os bairros residenciais, que não são vistas das grandes avenidas de circulação (como a Vila Bom Jesus, a Vila Tronco e a Vila Cruzeiro). Além disso, a cidade conta com um bom número de vilinhas, isto é, pequenas favelas de dimensão inferior a uma quadra (e, que devido a problemas do Paint Brush, podem estar superdimensionadas no mapa). Essas vilinhas são mais comuns na região sul do que na zona leste, e nessa última, concentram-se ao longo da Avenida Ipiranga e no bairro Vila Jardim.

Pelo mapa, a maior favela da cidade é o complexo Partenon-Morro da Cruz, localizada na encosta norte do mesmo morro, e que circunda o presídio municipal.

No futuro, pretendo continuar publicando aqui no blog os mapas locais dos complexos de vilas.

3 comentários:

Dialógico disse...

Muito bacana este estudo! Darei destaque no Dialógico!
Abração,
Claudia.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Interessante esse teu trabalho. Nesses locais grifados em vermelho o poder público deve fazer suas politicas sociais. Essa é a prioridade. Parabéns. Pesquei para o depósito.

Ricardo Agostini Martini disse...

Agradeço os elogios!

Abraços a todos.