quinta-feira, dezembro 29, 2005

O Mensalão e a Literatura

Que ótimo! Em uma única postagem, consegui falar de política, literatura e humor!

À moda Haicai:"Cueca e dinheiro,o outono da ideologiado vil companheiro."

À moda Machado de Assis:"Foi petista por 25 anos e 100 mil dólares na cueca"

À moda Dalton Trevisan: "PT. Cem mil. Cueca. Acabou."

À moda concretista:
"PT
cueca
cu
PT
eca
peteca
te
peca
cloaca".

À moda Graciliano Ramos:"Parecia padecer de um desconforto moral. Eram os dólares a lhe pressionar os testículos".

À moda Rimbaud:"Prendi os dólares na cueca, e vinte e cinco anos de rutilantes empulhações cegaram-me os olhos, mas não o raio-x."

À moda Álvaro de Campos:"Os dólares estão em mimjá não me sou mesmo sendo o que estava destinado a sernunca fui senão isto: um estelionato moralna cueca das idéias vãs."

À moda Drummond:"Tinha um raio-x no meio do caminho,e agora José?"

À moda Proust:"Acabrunhado com todas aquelas denúncias e a perspectiva de mais um dia tão sombrio como os últimos, juntei os dólares e elevei-os à cueca. Mas no mesmo instante em que aquelas cédulas tocaram a minha pele, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem noção da sua causa. Esse prazer logo me tornara indiferente às vicissitudes da vida, inofensivos seus desastres, ilusória sua brevidade, tal como o fazem a ideologia e o poder, enchendo-me de uma preciosa essência."

À moda Kafka:"Naquela manhã, K. acordara com os testículos embrulhados num gigantesco maço de notas novas."

À moda James Joyce:"Aquele que se aproxima é o raio x... Lendo duas páginas por noite termino semana que vem... Por que me olha a funcionária dessa forma? Ninfomaníaca... O carpete granulado desaparecera sob seus pés, a esteira rolava a conduzí-lo, sabe-se lá para onde. Termino a leitura no avião. Me coçam as bolas, me embrulham essas folhas retangulares de cor-sem-cor em tom pastel... Caso morra, é preciso enviar cópias a todas as bibliotecas do mundo, inclusive Alexandria. Ela é maníaca, não bastava me olhar assim, com esses olhos, e agora me quer tocar assim, com essas mãos, vai me conduzir à sala vip... o que fazer com ela? Se eu mijasse destruía as cédulas?"

À moda TS Eliot:"Que dólares são estes que se agarram a esta imundície pelancosa?Filhos da mãe! Não podem dizer! Nem mesmo estimamO mal porque conhecem não mais do que um tanto de idéias fraturadas,batidas pelo tempo. E as verdades mortas já não mais os abrigam nem consolam."

À moda Lispector:"Guardei os dólares na cueca e senti o prazer terrível da traição. Não a traição aos meus pares, que estávamos juntos, mas a séculos de uma crença que eu sempre soube estúpida, embora apaixonante. Sentia-me ao mesmo tempo santo e vagabundo, mártir de uma causa e seu mais sujo servidor, nota a nota".

À moda Lênin:"Não escondemos dólares na cueca, antes afrontamos os fariseus da social-democracia. Recorrer aos métodos que a hipocrisia burguesa criminaliza não é, pois, crime, mas ato de resistência e fratura revolucionária. Não há bandidos quando é a ordem burguesa que está sendo derribada. Robespierre não cortava cabeças, mas irrigava futuros com o sangue da reação. Assim faremos nós: o dólar na cueca é uma arma que temos contra os inimigos do povo. Não usá-la é fazer o jogo dos que querem deter a revolução. Usá-la é dever indeclinável de todo revolucionário."

À moda Stalin:"Guarda a grana e passa fogo na cambada!"

À moda Gilberto Gil:"Se a cueca fosse verde como as notas, teríamos resgatado o sentido de brasilidade impregnado nas cores diáfanas de nosso pendão, numa sinergia caótica com o mundo das tecnologias e dos raios que, diferentemente dos da baianidade, não são de sol nem das luzes dos orixás, mas de um aparelho apenas, aleatoriamente colocado ali, naquele momento, conformando uma quase coincidência entre a cultura do levar e trazer numerário, tão nacional, tão brasileira quanto um poema de Torquato."

À moda Ferreira Gullar:"Sujo, sujo, não como o poemamas como os homens em seus desvios."

À moda Paulinho da Viola: "Dinheiro na cueca é vendaval, é vendaval..."

À moda Camões: "Eis pois, a nau ancorada no portoà espreita dos que virão d'alémna cobiça da distante terra,trazendo seus pertences, embarcamminh'alma se afligetão cedo desta vida descontente."

À moda Guimarães Rosa:"Notudo. Ficado ficou. Era apenas a vereda errada dentre as várias."

À moda Shakespeare:"Meu reino por uma ceroula!"

À moda Dráuzio Varela:"Ao perceber na fila de embarque o cidadão à frente, notei certa obesidade mediana na região central. Se tivesse me sentado ao seu lado durante o vôo, recomendaria um regime, vexame que me foi poupado pelos agentes da PF de plantão no aeroporto. Cuidado, portanto: nem toda morbidez é obesidade."

À moda Neruda:"Cem mil dólarese uma cueca desesperada."

À moda Saint Éxupéry:"Tu te tornas eternamente responsável pelo que carregas na cueca."

Nenhum comentário: