segunda-feira, março 03, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 1

Depois de me perder em divagações metodológicas, que renderam cinco posts enormes, meu novo projeto blogueiro é a construção de um mapa da pobreza em Porto Alegre. A metodologia consiste em utilizar o software Google Earth, marcando as regiões de vilas e favelas na cidade. Suas localizações são coletadas por pesquisas no Google, de postos de saúde, associações de moradores e instituições comunitárias das vilas.

A idéia não é nova, para falar a verdade. Me inspirei no post publicado nesse site, mais genérico: http://www.verbeat.org/blogs/gejfin/2006/07/porto-alegre-e.html

Meu objetivo é rebater a idéia senso-comum de que Porto Alegre é uma cidade sem favelas, ou mesmo que as favelas se concentram apenas na periferia da cidade. Porto Alegre apresenta grandes complexos de pobreza que em nada devem aos complexos cariocas.

Em uma visão geral, este é um mapa da pobreza em POA:




Observo que as marcações amarelas representam vilas e favelas, e as marcações vermelhas representam pontos de referência.

Como se pode ver, Porto Alegre é cheia de vilas. Elas se concentram nas periferias apenas nas zonas norte, nordeste e leste. Na divisa com a zona sul, os principais morros que cortam a cidade (morro Santana, morro da Cruz, morro da Polícia, morro Santa Tereza) estão rodeados de construções irregulares, e, na zona sul, vilas dividem espaço com condomímios de luxo e bairros de classe média.

Mas também é verdade que Porto Alegre apresenta uma região "nobre", isolada dos complexos de pobreza. Essa região vai do Centro até a FAPA (em um sentido leste-oeste), e do Aeroporto até os estádios de futebol, a Av. Ipiranga e a av. Protásio Alves (em um sentido norte-sul). Essa região apresenta uma auto-suficiência em comércio, empregos e serviços, passa por um processo de verticalização predial, com a escassez de áreas baldias para construção, e suas vilas são isoladas, esparsas no território. Nessa região, encontram-se os bairros mais tradicionais da cidade: Centro, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Rio Branco, Petrópolis, Bela Vista, Boa Vista, Higienópolis, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Mont Serrat, etc.




As vilas nessa região são pequenas (quase becos), e estão em constante processo de urbanização. Como exemplo, observa-se a Vila Chocolatão (Centro), o Beco Luiz Guaranha (Cidade Baixa), a Vila Zero Hora (Menino Deus), a Vila Keddie (Boa Vista) e as vilinhas do bairro Vila Jardim, próximas ao Shopping Iguatemi e ao Parque Germânia. Várias outras vilas nessa região já foram transferidas para COABs.

Esse post é o primeiro de uma série sem previsão de acabar (mas que será intercalada com outros posts, é claro!).

3 comentários:

Pato disse...

Quando tu comentou que a Cidade Baixa estava livre de vilas, eu já ia berrar: "Mas tem a Guaranha, meu!"
Mas tu acabou citando a tempo.

Legal a iniciativa. ;D

Anônimo disse...

Interessante trabalho, mostra ao mundo que Porto Alegre não é a capital "européia" que muitos pensam. Que as autoridades abram os olhos, porque essas pessoas sofrem demais, sobretudo com a violência. Já estive em muitas dessas vilas. Várias vezes. Bom... meus parabéns pela iniciativa. Apenas não compactuo com a sua preferência clubística, e a dale Grêmio.

xara (ricovet@hotmail.com) disse...

Olá Ricardo meu xará...muito bom teu site....bela pesquisa...espero que no mínimo sirva para alertar os governantes da pobreza que toma conta de minha cidade...e que tem aumentado cada vez mais...tu deveria atualizar semanalmente...hehehe...eu sou da área de saúde e faço trabalho social em algumas comunidades...boa iniciativa...parabéns....lamento apenal pelo teu time....grande abraço