quarta-feira, março 12, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 5 (Área Nobre)

Após iniciar com a Vila Keddie, na Nilo Peçanha, agora vou apresentar todas as vilas presentes na região mais "nobre" de Porto Alegre (isto é, com menos vilas). Essa região, em resumo, vai do Centro da cidade até os bairros Chácara das Pedras, Cristo Redentor e Lindóia, em um sentido leste-oeste, e do aeroporto até os estádios e as avenidas Bento Gonçaçves e Protásio alves, em um sentido norte-sul.

As favelas nessa região são pequenas em tamanho e população, são isoladas uma das outras, e são mais passíveis de remoção e urbanização pela prefeitura, já que são mais visíveis ao público.

Na parte mais nobre do Centro, junto aos prédios administrativos, está a vila Chocolatão (por ficar junta ao prédio da Receita Federal, o Chocolatão), construída a pouco mais de 10 anos por papeleiros que vivem de reciclagem de lixo no Centro. Boa parte dos seus barracos é feita de lixo reciclado. Está em processo de remoção:


No bairro Cidade Baixa, próximo às avenidas Ipiranga e Praia de Belas, está o Beco Luis Guaranha (ou Vila Guaranha):


Observa-se que essa área da Cidade Baixa (antigo bairro da Ilhota) era uma região tradicional de favelas em Porto Alegre até a metade do século XX, quando seus moradores foram transferidos para a Restinga, na zona sul.

No bairro Azenha, está a Vila Zero Hora, em processo de remoção populacional para COABs da prefeitura. Existem relatos sobre uma "Vila Casas Tigre" próxima, mas não encontrei no Google Earth. Talvez seja o nome da parte leste dessa vila (próxima à sede das Casas Tigre), ou seja uma vila já removida:


No bairro Santana, junto à Avenida Ipiranga, está a Vila do Sossego, cortada por ruas:


Na frente do Bourbon Ipiranga, e junto à 3a Perimetral, está a Vila São Pedro, composta por dois núcleos (um deles também é conhecido como "Vila Cachorro Sentado", mas não sei qual). Seu nome decorre de sua situação: é uma invasão à área do Hospital Psiquiátrico São Pedro:


Mais ao norte está a vila Juliano Moreira, invasão ao Jardim Botânico:


Por fim, ao norte do Country Club, no final da Av. Anita Garibaldi (bairro Passo da Areia), está a Vila Cosme Galvão:


Essa vila em sua maior parte foi urbanizada pela prefeitura, e é bem menos pobre do que as demais. Não consiste de barracos, mas sim de casas de alvenaria simples. Além disso, está "encolhndo", já que muitas casas de sua área estão dando lugar a prédios, em um processo de verticalização urbana que atinge todo o seu bairro.

Além dessas vilas, pode-se encontrar referências na internet a outras pequenas favelas nessa região da cidade, como Vila das Placas, Vila Lupicínio Rodrigues, Vila Planetário, Vila dos Anjos e Vila Terminal Azenha. Contudo, essas vila já foram removidas para COABs (alguns construídos nos próprios lugares onde as vilas estavam, como a esquina da Azenha com a Princesa Isabel, o antigo Terminal Azenha), e não podem mais ser visualizadas no Google Earth.

2 comentários:

Daniel Mello disse...

o nome popular da vila da zona da Zero Hora é Cabo Rocha!

Anônimo disse...

a Cachorro Sentado é em frente ao Bourbon. A prefeitura faz campanha para que o local passe a ser chamado de loteamento São Pedro, mas a maior parte dos moradores, alguns com mais de 40 anos na região, seguem tratando o local como Cachorro Sentado.