domingo, março 23, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 8 (Eixo Baltazar)

Apresento agora uma descrição dos núcleos de pobreza na região do chamado Eixo Baltazar em Porto Alegre. A região compreende o bairro Rubem Berta, a oeste da av. Assis Brasil e do bairro Sarandi, abordado no post passado. Uma visão geral sobre a região está na imagem a seguir:


Alguns dos leitores que vêm acompanhando o blog afirmam que a pobreza em Porto Alegre se concentra em pequenas vilas espalhadas pela cidade, sem haver um determinado complexo de favelas. Pois, nesse post, provo que isso não é verdade. Nessa região encontra-se a "Grande Santa Rosa", uma vila (aparentemente semi-urbanizada) de grande dimensão:


A leste da Santa Rosa, encontram-se algumas vilinhas junto à fronteira com Alvorada (Vila dos Maias, Dois Toques e Nova Gleba). Porém, nessa região do mapa, o Google Earth apresenta imagens de definição inferior, o que torna difícil a diferenciação entre favelas e comunidades humildes afastadas:


Ao norte dessa área, está o Beco João Paris, rodeado de terrenos nos quais, presentemente, a prefeitura está construindo COABs para o deslocamento da população da Vila Dique:


Ao sul, está a Vila Amazônia, já urbanizada em sua parte inferior:


A Vila Amazônia já inicia um novo núcleo de vilas em Porto Alegre, mais ao sul: o núcleo Passo das Pedras. Nesse ponto da cidade, a pobreza dá uma "entrada" a oeste, afastando-se da fronteira com Alvorada, área em que agora predominam casas e condomínios de classe média, e algumas áreas rurais (entre as avenidas Bernardino Silveira Amorim e Baltazar de Oliveira Garcia).

2 comentários:

Rodney Torres disse...

Faço apenas uma correção.
A vila Amazônia, como as demais vilas a que tu te referes fazem parte da Região Eixo Baltazar, Zona Norte de Porto Alegre e não nordeste.
A Região Nordeste compreende o Bairro Mário Quintana, Morro Santana.

Rodney Torres
Conselheiro de Segurança da Região Eixo Baltazar

Ricardo Agostini Martini disse...

Obrigado.