Continuo com os mapas das vilas na periferia leste de Porto Alegre, junto às áreas rurais e os municípios de Alvorada e Viamão. Agora, ao sul da Vila Mário Quintana e da av. Prótásio Alves, vou apresentar as encostas do Morro Santana, o maior morro do município de Porto Alegre.
Na encosta norte do morro, está a Vila Protásio Alves, próxima à avenida de mesmo nome e do complexo Vila Mário Quintana, exposto anteriormente. Parece parcialmente urbanizada.
Rodando em um sentido anti-horário, encontra-se logo um conjunto de vilinhas dispersas, ao redor de uma região de COABs (pelo menos na aperência).
Mais a oeste, as habitações irregulares percorrem o entorno do Beco Souza Costa, até se concentrarem na Vila Colina do Prado, que parece ser a maior favela do morro.
Ao sul, ao redor do que parece ser um centro de abastecimento de energia elétrica, está a Vila Grécia.
No extremo sul do morro, próxima à avenida Bento Gonçalves e ao Campus do Vale da UFRGS, está a Vila Agrovet.
Do outro lado do morro, a leste, inicia-se o município de Viamão, com moradias humildes, mas regulares.
Nesse ponto do mapa, há uma dispersão dos complexos de pobreza em Porto Alegre. Ao sul do morro Santana, a pobreza periférica continua na Lomba do Pinheiro. Mas, indo em direção ao núcleo da cidade, encontram-se outros três importantes centros de vilas. À noroeste, estão os becos da Vila Jardim (próximos do Parque Germânia). Ao oeste, está a vila Bom Jesus. Ao sudoeste, está o morro da Cruz e o complexo Partenon. A partir daqui, ficará mais difícil seguir alguma trajetória lógica para mostrar os mapas dessas vilas.
Os livros de 2024
Há 16 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário