quinta-feira, janeiro 12, 2012

Clipping Internacional - 12/01/2012

Estou sem tempo para fazer maiores comentários. Vou publicar diretamente o link dos principais assuntos macroeconômicos do dia.

* Nos Estados Unidos, o comércio varejista cresceu 0,1% em dezembro em comparação com outubro, e 6,5% na comparação com novembro de 2010. Esse resultado indica desaceleração em comparação com os últimos meses, e está abaixo das expectativas do mercado.

* Na Zona do Euro, a produção industrial caiu 0,1% em novembro na comparação com outubro e 0,3% em comparação com novembro de 2010. É a terceira queda mensal consecutiva do indicador.

* A taxa básica de juros na região foi mantida em 1,0% ao ano, de acordo com decisão do Banco Central Europeu.

* Na Alemanha, a inflação ao consumidor ficou em 0,7% em dezembro. O valor é maior do que a média dos últimos meses devido a efeitos sazonais (Natal e Ano Novo). O acumulado de 12 meses registra alta de 2,1% no mês, a terceira desaceleração consecutiva. O destaque é o preço da energia, com alta anual de 8,0%.

* Na Inglaterra, a produção industrial caiu 0,6% em novembro em comparação com outubro, e 3,1% em comparação com novembro de 2010. Desde março do ano passado o indicador vem apresentando taxas anuais negativas.

* O Banco da Inglaterra manteve a política monetária atual, com taxa básica de juros de 0,5% ao ano.

* Na China, a inflação mostra tendência de desaceleração. O índice de preços ao produtor (IPP) apresentou deflação de 0,3% em dezembro em relação a novembro. No ano, o indicador acumulou alta de 1,7%. Para efeitos de comparação, em julho, o IPP acumulava alta de 7,5%. A inflação ao consumidor apresentou alta mensal de 0,3%, e acumula alta de 4,1% no ano, com destaque para a alta de 9,1% no preço da alimentação.

Nenhum comentário: