terça-feira, janeiro 17, 2012

Clipping Internacional - 17/01/2012

Esses são os eventos macroeconômicos mais importantes do dia:

* Na Zona do Euro, a inflação ao consumidor (IPC) fechou o ano em 2,7%. Em relação ao mês anterior, a alta dos preços foi de 0,3%. A inflação foi mais elevada nos países periféricos do que nas economias centrais da região.

* No Reino Unido, o IPC fechou o ano em 4,2%. Em relação ao mês anterior, verificou-se desaceleração (a inflação anual registrada em novembro foi de 4,8%), graças a queda dos preços dos combustíveis, que eram os principais fatores que provocaram a alta do índice ao longo do ano.



No ano, ambos os índices mantiveram tendências paralelas, e influenciados pelo mesmo grupo de bens - os combustíveis. Desde setembro verificou-se tendência de queda da inflação acumulada no ano; todavia, em ambas regiões o IPC fechou o ano acima da meta de 2,0% estabelecida pelos seus bancos centrais.

* No Japão, o índice de confiança do consumidor subiu para 38,9 em dezembro.

* A encomenda de máquinas à indústria teve alta de 14,7% em novembro na comparação com outubro. Contudo, antes de se fazer qualquer previsão sobre a recuperação da economia japonesa, é importante esperar o resultado da produção industrial. A encomenda de máquinas no país tem se mostrado muito volátil ao longo do ano.

Um comentário:

Diego Rodrigues disse...

Cara, tu tem que procurar um outro tipo de midia para esses clippings. Talvez o twitter seja uma melhor opcao, ou mesmo atualizacoes no Facebook. Nao sei se um blog eh o lugar certo para isso.

Abs.