sexta-feira, janeiro 13, 2006

O Vale do Medo - Sir Arthur Conan Doyle

Eu realmente nunca tinha ouvido falar nesse livro, até encontrá-lo em um sebo (Beco dos Livros) no centro de Porto Alegre.

O estilo segue os exemplos das demais obras de Conan Doyle envolvendo seu principal personagem - Sherlock Holmes: o detetive faz papel secundário, porém decisivo, no enredo, o Dr. Watson narra as aventuras do seu ponto de vista particular, apresentando suas surpresas e impressões dos fatos e ambientes, e, mais importante do que a investigação em si, a principal história do livro são as circunstâncias em que o crime foi realizado.

Todavia, o livro se aproxima mais de "Um Estudo em Vermelho", principalmente por causa da "quebra" no ritmo do enredo, em que no meio da história há uma outra história, envolvendo ambientes e personagens totalmente (ou aparentemente) diferentes da história inicial. E, é claro, não faltam conspirações internacionais de grupos religiosos. Só que, ao contrário de "Um Estudo em Vermelho", em que os mórmons eram os vilões, agora Conan Doyle ataca a maçonaria. Porém, os atos criminosos realizados por essa ordem são bastante identificados com os indivíduos que os cometem: não vi nenhuma ataque à maçonaria como instituição.

A história principal se segue assim: um gentleman irlandês, de passado misterioso, é assassinado em seu casarão no interior da Inglaterra em circustâncias misteriosas. A polícia local resolve contatar Sherlock Holmes para a investigação. A princípio, todas as provas parecem indicar um crime passional, mas, com todo o seu poder dedutivo, o detetive esclarece o mistério, que envolve o passado da vítima, organizações secretas internacionais e o seu mais mortal inimigo, o professor Moriarty. A história secundária contada no meio do livro se refere exatamente ao passado da vítima nos Estados Unidos, e como a mesma se envolveu com a organização maçônica criminosa.

Dispensável qualquer comentário a respeito da qualidade do livro: proporciona horas de diversão para qualquer leitor.

2 comentários:

Anônimo disse...

não entendi
queria o resumo

Anônimo disse...

ñ entendi queria o resumo mas valeu a intenção abraço